Há 35 anos, Edmundo Silva narrava assim os gols do título paulista da Inter

Há 35 anos, Edmundo Silva narrava assim os gols do título paulista da Inter

Momento de maior emoção da carreira do meu pai Edmundo Silva. A narração dos gols de Kita e Tato, que deram o título paulista a Inter de Limeira em 1986, diante do Palmeiras, em pleno Morumbi. Que orgulho ser filho da Voz Metálica. E que montagem bacana que fez o amigo Cláudio Maezi. Acompanhe.

Hoje faz exatamente 35 anos que a Internacional entrava para a história como sendo a primeira equipe do interior a conquistar o Campeonato Paulista. O Leão vencia o Palmeiras por 2 a 1, em pleno Morumbi, gols de Kita e Tato.

Naquele ano a Inter estreou com derrota, justamente para o Palmeiras por 3 a 1, no Palestra Itália. O alvinegro terminou a primeira fase em sexto lugar, com 21 pontos. No segundo turno a Inter foi impecável e assegurou o primeiro lugar com duas rodadas de antecipação.

A Veterana enfrentou o Santos nas semifinais. No primeiro jogo na Vila Belmiro, vitória leonina por 2 a 0 e na volta uma nova vitória, desta vez por 2 a 1, no Major Levy. Na outra semifinal, o Palmeiras eliminou o Corinthians. Cada time venceu por 1 a 0, mas o Verdão venceu na prorrogação, com direito a um gol olímpico de Éder Aleixo.

Alegando que o Limeirão não tinha condições de receber uma final, a Federação Paulista marcou os dois jogos para o Morumbi. No primeiro encontro em 31 de agosto, o placar foi de 0 a 0. E no jogo decisivo, em 3 de setembro de 1986, o Leão venceu por 2 a 1.

Os órgãos de imprensa de todo o Brasil esperavam por um título alviverde. Jornais, revistas, rádio e TV davam amplo destaque ao fim do tabu de 10 anos, que estava por acabar.

Porém, Silas, João Luís, Juarez, Bolívar, Pecos, Manguinha, Gilberto Costa, João Batista, Tato, Kita e Lê entraram para a história com este feito.

No Palmeiras, o técnico Carbone mandou a campo: Martorelli, Diogo (Ditinho), Márcio, Amarildo e Dennys; Lino (Mendonça), Gérson e Jorginho; Mirandinha, Edmar e Éder Aleixo.

Em 42 jogos naquele Paulistão, a Inter conquistou 21 vitórias, empatou 14 vezes e perdeu sete jogos. Marcou 59 gols e sofreu 33. No Limeirão foram 20 jogos, com 15 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

Kita foi o artilheiro com 24 gols, seguido por, Tato (7), João Luís (6), Gilberto Costa (6), João Batista (5), Carlos Silva (3), Bolívar (2), Contra (2), Juarez (1), Gilcimar (1), Lê (1) e Gilson Gênio (1).
Ao final da partida a festa se espalhou por toda a cidade. A Praça Toledo Barros ficou completamente lotada de torcedores. Carros desfilaram pelas ruas com bandeiras. Todos queriam bater no peito e gritar: “É campeão”.
O meia João Batista foi o que mais atuou, com 41 jogos, seguido de João Luís e Tato com 40 jogos, Silas, Juarez, Bolívar e Kita com 39.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Cópia proibida