Inter se garante na elite e agora brigará por classificação
A Internacional está garantida na divisão de elite em 2023. Mais do que isso. Com a importante vitória sobre o São Bernardo por 2 a 1, sábado à noite no Limeirão, o Leão depende apenas de suas forças para avançar novamente para as quartas de final, a exemplo de 2021. Além disso, praticamente se garantiu na Série D de 2023 e ainda pode beliscar uma vaga na Copa do Brasil.
O Limeirão estava bonito demais. Os quase cinco mil pagantes não pararam um minuto sequer de apoiar. Era o “jogo do fico”. A goleada sofrida pela Ponte Preta por 5 a 0 diante do Corinthians, em São Paulo, um pouco antes, motivou ainda mais os presentes. Ou seja, bastava um empate para o Leão disputar a Série A-1 pelo quarto ano seguido.
Antes da escalação ser divulgada, o torcedor leonino fazia suas apostas para saber quem seria o companheiro de Ronaldo no ataque. O que mais se ouvia na galera era: “menos o Diego Tavares, pelo amor de Deus”. A escolha de Vinícius Bergantin foi Thiago Alagoano. E o treinador acertou na mosca.
A Inter enfrentou um adversário muito competente, bem distribuído em campo e com um ataque muito letal, um dos melhores do Estadual. Não é à toa que o time do ABC está em segundo lugar do seu grupo, atrás apenas do São Paulo.
Foi um jogo de estratégia, coração e paciência, muita paciência. O Bernô começou melhor, comandando as ações. Logo aos 2 minutos, o lateral Igor Fernandes pegou uma sobra fora da área e mandou forte, por cima do gol leonino. No minuto seguinte, Lucas Frigéri praticou o primeiro milagre no jogo ao evitar o gol de Silvinho.
Cesinha e Paulinho Moccelin também tentaram o gol, mas erraram o alvo. De qualquer forma, o início do time do ABC deixou os leoninos bastante apreensivos.
Na primeira chegada da Inter, Thiago Alagoano serviu Tito, que desceu pela esquerda e cruzou para trás. Léo Duarte, de frente para o gol, mandou na trave direita, levando a torcida ao delírio.
Aos 18, outra grande oportunidade do Leão. Celsinho conseguiu cruzar da direita e Thiago Alagoano cabeceou para uma excelente defesa de Alex Alves. O jogo era bom.
Até que aos 20 minutos, Matheus Galdezani tentou driblar Ligger, mas o volante colocou a mão na bola. Após revisão do VAR, o árbitro Thiago Duarte Peixoto confirmou a penalidade máxima. Ronaldo, com extrema categoria, abriu o placar: 1 a 0. Foi o nono gol do maior artilheiro da competição. E desta vez, foi comemorar com as organizadas.
O São Bernardo não se abateu com o gol e continuou levando perigo. Matheus Davó, Paulinho Moccelin e Silvinho davam muito trabalho para a defesa. Aos 40, Ronaldo recebeu na área, fez a jogada de pivô e finalizou rente ao poste esquerdo de Alex Alves. Aos 46, o mesmo Ronaldo recebeu uma bola cruzada de Lima e escorou para fora.
O São Bernardo voltou com duas alterações. Ravanelli e João Carlos entraram nas vagas de Joílson e Cesinha, respectivamente.
A Inter tratou logo de marcar seu segundo gol. Léo Duarte fez o passe para Ronaldo no meio de campo. O artilheiro serviu Lima, que de primeira acionou Thiago Alagoano. O meia recebeu na ponta-esquerda, trouxe por dentro e chutou de perna direita, de fora da área. A bola desviou em Rodrigo Souza e literalmente “matou” o goleiro Alex Alves, caindo no outro canto: 2 a 0. Foi o primeiro gol do ex-meia do Brusque pelo Leão. Ele beijou a aliança na comemoração.
O gol deu tranquilidade aos jogadores e aos torcedores. Aos poucos o São Bernardo foi retomando o controle do jogo. Aos 10, Ravanelli levou perigo em uma finalização de fora da área. Aos 13, Silvinho parou em mais uma boa defesa de Lucas Frigéri.
Aos 14, silêncio no Major Levy. Com dor na coxa, Ronaldo precisou ser substituído. Eis que Bergantin escolheu Diego Tavares. E novamente o atacante deixou a desejar. Como sempre, foi vaiado.
A preocupação aumentou aos 18 minutos, quando Celsinho cometeu pênalti em Silvinho. Pelas imagens do Sportv, a falta foi fora da área, mas Thiago Duarte Peixoto manteve a decisão de campo. Silvinho bateu com categoria, deslocando Lucas Frigéri: 2 a 1.
O Bernô foi com tudo para o ataque e aos 24, Lucas Frigéri evitou o empate ao defender a finalização de Ravanelli. Vinícius Bergantin mexeu novamente, tirando Thiago Alagoano para a entrada de Osman.
Preocupado com o crescimento do São Bernardo no jogo, Bergantin tratou de reforçar a marcação com a entrada do zagueiro Xandão na vaga de Lima. Também trocou Matheus Galdezani por Julio Rush. E Xandão, que disputará a Série B pela Chapecoense, foi impecável no jogo aéreo.
Lucas Frigéri era o chamado paredão e não permitia o empate do Bernô. O goleiro defendeu as finalizações seguidas de Matheus Davó, Rodrigo Souza e Ravanelli. Por isso, foi eleito o melhor em campo pela equipe Pimba nos Esportes.
Com o apito final, o Limeirão virou um verdadeiro carnaval. Alívio, aplausos e aquela força para o jogo final em Santo André.
A Inter soma 14 pontos e está na vice-liderança do Grupo A, um à frente do Guarani (13), que venceu a Ferroviária por 2 a 1. O líder é o Corinthians, com 20 pontos, após golear a Ponte Preta por 5 a 0. O Água Santa ficou no 1 a 1 com o Santo André, em Diadema, e soma 11 pontos.
A Inter só depende dela. Se vencer no Bruno José Daniel, avança para enfrentar o Corinthians nas quartas de final. Se o Leão empatar, terá que torcer para o Guarani perder em São Bernardo. Agora, se a Inter perder, ela terá que torcer para o Guarani perder em São Bernardo e para o Água Santa não vencer o Santos, na Vila Belmiro.
Situação
Resultados da 11ª rodada: Água Santa 1 x 1 Santo André, Guarani 2 x 1 Ferroviária, Corinthians 5 x 0 Ponte Preta, Internacional 2 x 1 São Bernardo, Mirassol 0 x 3 São Paulo, Palmeiras 1 x 0 Santos, Ituano 2 x 0 Red Bull Bragantino e Botafogo 2 x 1 Novorizontino.
Na classificação: Grupo A: 1) Corinthians 20, 2) Internacional 14, 3) Guarani 13 e 4) Água Santa 11. Grupo B: 1) São Paulo 20, 2) São Bernardo 15, 3) Ferroviária 10 e 4) Novorizontino 3. Grupo C: 1) Palmeiras 26, 2) Ituano e Botafogo 18 e 4) Mirassol 17. E Grupo D: 1) Red Bull Bragantino 19, 2) Santo André 12, 3) Santos 10 e 4) Ponte Preta 8.
A última rodada será realizada no fim de semana. No sábado, às 16h: Santo André x Internacional, Ferroviária x Mirassol, Ponte Preta x Ituano, Santos x Água Santa, São Bernardo x Guarani e São Paulo x Botafogo. E no domingo, às 16h – Novorizontino x Corinthians e Red Bull Bragantino x Palmeiras.
Internacional 2 x 1 São Bernardo
Gols – Ronaldo (pênalti), aos 22 minutos do 1º tempo e Thiago Alagoano aos 4 do 2º tempo (IN); Silvinho (pênalti) aos 18 minutos do 2º tempo (SB).
Local – Limeirão
Público – 4.096
Árbitro – Thiago Duarte Peixoto.
Internacional – Lucas Frigeri; Celsinho, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Tito (Rafael Carioca); Jhony Douglas, Matheus Galdezani (Júlio Rusch), Lima (Xandão) e Léo Duarte; Thiago Alagoano (Osman) e Ronaldo (Diego Tavares). Técnico – Vinícius Bergantin.
São Bernardo – Alex Alves; Matheus Salustiano, Joilson (Ravanelli) e Ligger; Cristovam, Rodrigo Souza (Romisson), Cesinha (João Carlos) e Igor Fernandes; Silvinho, Matheus Davó e Paulinho Moccelin (Rafinha). Técnico – Márcio Zanardi.
Ocorrências – cartões amarelos para Ronaldo, Jhony Douglas, Osman, Matheus Galdezani e Celsinho (IN); Cesinha e Paulinho Moccelin (SB).