Inter faz jogo decisivo contra o Guarani em Sorocaba

Inter faz jogo decisivo contra o Guarani em Sorocaba

Tensão, nervosismo e pressão. A Internacional enfrenta o Guarani, hoje às 16h, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela penúltima rodada do Paulistão. Trata-se da partida mais importante do Leão até aqui. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Rádio Melhor Am (770) e FM (82,9).

Com o Limeirão vetado pelo BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) por conta dos estragos causados pelo temporal do último sábado, a diretoria escolheu o campo do São Bento, que passou por melhorias em seu gramado. Pesou também o fato de o elenco leonino estar no CT do Atlético de Sorocaba, onde treinou na quinta-feira e ontem.

Os dois times têm exatamente a mesma campanha: 10 jogos, com três vitórias, um empate e seis derrotas. A diferença está nos gols. O Bugre marcou 9 e sofreu 14, saldo negativo de 5. O Leão marcou apenas 4 gols (pior ataque da competição) e sofreu 13 (cinco só do São Paulo). Desta forma, seu saldo é negativo de 9 gols.

Quem vencer esta tarde estará garantido na divisão de elite em 2024. O empate favorece ao Bugre, pois na última rodada haverá o confronto entre Ferroviária x Internacional, na Arena Fonte Luminosa.

A igualdade não seria ruim para a Inter, pelo contrário, ajudaria muito. Isso porque, Portuguesa (6 pontos), Ferroviária (8), São Bento (9) e Ituano (9) estão atrás do Leão. E todos têm jogos dificílimos nas rodadas finais.

A Lusa recebe o São Bento e vai a Mirassol. O São Bento joga no Canindé e recebe o Red Bull Bragantino. O Ituano vai a Bragança Paulista e recebe o Santos. A Ferroviária tem o Palmeiras, no Allianz Parque e a Inter em Araraquara. Já o Guarani faz seu último jogo no Brinco de Ouro da Princesa contra o Palmeiras.

Se por exemplo, Ituano ou São Bento somar apenas um ponto nesses dois jogos finais, a Inter escaparia do rebaixamento mesmo perdendo seus dois compromissos finais. Pesaria o primeiro critério de desempate: vitórias. O Leão tem três, todas por 1 a 0, contra Mirassol, Ituano e Portuguesa. Os concorrentes têm duas vitórias.

Por outro lado, a Internacional ainda tem chances de classificação, claro que bem remotas. Teria que vencer os dois jogos que lhe resta e ainda torcer contra Red Bull Bragantino, Botafogo e Santos.

O técnico Pintado levou o elenco para Sorocaba para tirar o time da pressão pelos maus resultados. A torcida tentou até invadir o vestiário leonino no intervalo contra o Água Santa.

A Inter vem de quatro derrotas consecutivas, duas em casa por 1 a 0 para Santo André e Água Santa e duas fora de casa, para Palmeiras (2 x 0) e São Paulo (5 x 1).

Sobre o time, Pintado deve fazer apenas uma alteração em relação ao time que perdeu para o Água Santa. O centroavante Jonathas ganha mais uma chance e entra no lugar de Chrigor. Na defesa, João Paulo segue como opção no lugar do lesionado Douglas.

O treinador leonino terá importantes retornos no banco de reservas. O zagueiro Wellington, que só jogou na estreia contra o São Bernardo, o volante Fernando Canesin, que atuou apenas no segundo tempo contra o Palmeiras e Everton Britto, que se machucou contra o Santo André, treinaram normalmente, mas começam no banco.

O Guarani vem de derrotas para São Bernardo (5 x 1) e Ferroviária (1 x 0). Com isso, a diretoria demitiu o técnico Mozart Santos e os jogadores não teriam gostado. O time campineiro será comandado interinamente pela dupla Moisés Moura e Ben Hur Moreira.

Sobre o time, o zagueiro Luciano Castan e o lateral-esquerdo Jamerson, que cumpriram suspensão no último sábado, estão de volta ao time. Outro que retorna é o lateral-direito Diogo Matheus, recuperado de lesão. Ele assume o lugar do argentino Alvariño.

Os desfalques do Bugre são o goleiro Kozlinski, o lateral-esquerdo Mayk e o atacante Derek, que se recuperam de lesão.

Confrontos

A Inter venceu o último confronto contra o Guarani por 1 a 0, no Limeirão, gol do volante Mardley. Foi no Paulistão de 2021. Fazia 24 anos que o Leão não derrotava o Bugre em Limeira. Até então o último resultado positivo em casa tinha sido registrado em 1997, também por 1 a 0, gol do volante Charles Guerreiro.

No Paulistão de 2020, no primeiro ano do retorno à divisão de elite, o Bugre venceu a Inter duas vezes: 4 a 0, no Limeirão, na abertura da competição – foi a estreia oficial de Elano Blumer e depois, 2 a 1, em Araraquara, de virada, pelo Troféu do Interior.

No geral são 59 jogos, com 13 vitórias leoninas, 26 empates e 20 derrotas. Leão marcou 66 gols e sofreu 84, saldo negativo de 18 gols.
No Limeirão foram 23 duelos, com sete vitórias leoninas, sete vitórias bugrinas e nove empates. O Leão marcou 27 gols e o Bugre também 30.

Sorocaba

A Internacional jogou oficialmente 37 vezes no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, 34 contra o São Bento e 3 contra o Atlético de Sorocaba.
A última vitória do Leão naquele estádio foi registrada no dia 21/09/2011, com o placar de 2 a 0 pela Copa Paulista, gols de Lucas Lima e William. Ou seja, há 12 anos.

De lá para cá foram outros oito encontros no Walter Ribeiro, com cinco vitórias do São Bento e três empates. O último confronto em Sorocaba aconteceu no dia 26 de janeiro deste ano, pela 4ª rodada do Paulistão. O time da casa venceu por 1 a 0, gol do atacante Marcos Nunes.

Dos 34 confrontos contra o São Bento em Sorocaba, a Inter venceu 9, empatou 11 e perdeu 14. Marcou 39 gols e sofreu 53.

Já contra o Atlético de Sorocaba a Inter perdeu os únicos três confrontos disputados no Walter Ribeiro: 2 x 1 em 2002, 2 x 0 em 2006 e 3 x 2 em 2007.

Situação

A 11ª rodada terá início hoje: 15h – Água Santa x Botafogo; 16h – Red Bull Bragantino x Ituano e Internacional x Guarani; 18h30 – São Paulo x São Bernardo. Amanhã, 16h – Santos x Corinthians; 18h30 – Palmeiras x Ferroviária e 20h40 – Portuguesa x São Bento. Na segunda-feira, 20h – Santo André x Mirassol.

Na classificação: Grupo A: 1) Botafogo e Red Bull Bragantino 14, 3) Santos 13, 4) Internacional 10. No Grupo B: 1) São Paulo 20, 2) Água Santa 17, 3) Mirassol 12 e 4) Guarani 10. No Grupo C: 1) Corinthians 18, 2) Ituano e São Bento 9 e 4) Ferroviária 8 e Grupo D: 1) Palmeiras 24, 2) São Bernardo 23, 3) Santo André 14 e 4) Portuguesa 6.

Internacional x Guarani
Internacional – Léo Vieira; Léo Duarte, Leandro Silva, João Paulo e Zé Mário; Claudinei, Uilliam Correia, Iago Telles e Matheus Oliveira; Bill e Jonathas. Técnico – Pintado.
Guarani – Tony; Diogo Matheus, Lucão, Luciano Castán e Jamerseon; Matheus Barbosa, Richard Rios, Giovanni Augusto e Isaque; Bruno José e Jenison. Técnicos interinos – Moisés Moura e Ben Hur Moreira.
Árbitro – Raphael Claus
Local – Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, às 16h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Cópia proibida