Hino oficial da Inter

Hino oficial da Inter

Hino Oficial

Em 20 de julho de 1947, o maestro Mário Tintori e Renato Pereira Guimarães premiaram a agremiação com a composição do Hino da Internacional.

É muito bom que a diretoria da Inter reconheça como oficial o seu velho hino, que era executado por Hélio Bortolan, no serviço de alto-falante de Vila Levy, momento que precedia a entrada do “Leão da Paulista” no gramado.

Bortolan o gravou em acetato e o maestro Mário Tintori em disco de 78 rotações. Como vivemos um ambiente árido na preservação de nossas riquezas culturais, com a paralisação da Veterena, e obviamente, pela propalada incúria de homens que não valorizam o nosso patrimônio e não dão a mínima atenção para a preservação de nossa memória histórica, o verdadeiro hino da Internacional não foi mais ouvido.

O acetato provavelmente quebrou-se, os discos de vinil foram para o lixo e essa raridade caiu no esquecimento.

O retorno da Inter aos gramados não foi acompanhado pela tradição, que exigia a apresentação da obra do velho maestro Tintori e do inesquecível Renato Pereira Guimarães, antes da realização das partidas.

Quando a Internacional sagrou-se campeã paulista em 1986, para tristeza do maestro Tintori, o time havia esquecido o antigo hino. Sendo assim, o ex-prefeito Jurandir Paixão solicitou ao professor José Farid Zaine a composição de uma música para comemoração dessa importante conquista.
Farid, em parceria com Joaquim Adauto Prado, cumpriu o solicitado. A canção é executada nas emissoras de rádio da cidade, principalmente nos jogos da Veterena.

Não queremos aqui desprestigiá-la, pois deve ser considerada a canção da vitória, mas nunca deveria tomar o lugar do verdadeiro hino do glorioso alvinegro de Vila Levy.

Alguns anos antes do falecimento do maestro Mário Tintori, ele fez um desabafo a respeito de sua obra, por um misto de músicos das bandas Arthur Giambelli e Henrique Marques e o Coral Municipal. Ele não entendia porque seu hino não foi levado adiante.

Hino:

Eis a equipe altaneira
Do bravo Internacional
que p’ra glória de Limeira
Não teme nenhum rival.

Oh! Leão, Oh, meu Leão
Entra firme no gramado
Vai com garra e coração
Para um gol bem conquistado
Ruge Leão… Aaaaaa…. Uuuuuuuu…
Urra Leão… Aaaaa… Uuuuuuu

Pé na bola, sem demora
Sacode a juba, meu Leão
sejas hoje, como outrora
Sempre, sempre, campeão…

Oh! Leão, Oh, meu Leão
Entra firme no gramado
Vai com garra e coração
Para um gol bem conquistado
Ruge Leão… Aaaaaa…. Uuuuuuuu…
Urra Leão… Aaaaa… Uuuuuuu

Composto em 20 de julho de 1947
Letra: Renato Pereira Guimarães
Música: Mário Tintori.

Música de Marquinho Jesus:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Cópia proibida