Contra o Palmeiras, Rafael Pin vai igualar marca de Carlinhos Biagioli

Contra o Palmeiras, Rafael Pin vai igualar marca de Carlinhos Biagioli

Se for o escolhido do técnico Vinícius Bergantin para ser o titular na partida contra o Palmeiras, domingo às 16h, no Limeirão, pela 9ª rodada do Paulistão, Rafael Pin estará igualando a marca de Carlinhos Biagioli na Internacional, outro goleiro que fez história pelo clube.

Ao entrar em campo no domingo, Pin completará 112 partidas oficiais pelo Leão, mesmo número do ex-goleiro, que morreu em 2017, aos 65 anos, quando presidia a Liga Desportiva Limeirense.

Desta forma, Pin se tornará o quarto goleiro com mais jogos oficiais na história do clube, atrás apenas de Silas com 243, Marcos Passarinho com 185 e Serginho Boneca com 128.

Pin, que sofreu 125 gols pelo Leão, leva uma grande desvantagem sobre seus “concorrentes” de posição, isso porque, antigamente os clubes participavam de muitos amistosos, até pela ausência de outros campeonatos, como tem hoje. Essas partidas contavam com time uniformizados, árbitros e, principalmente com público pagante. Desta forma, os historiadores incluiam esses encontros nas estatísticas de jogos e gols dos atletas. Nas décadas de 40, 50, 60, 70 e 80 eles contavam muito.

Na “Era Pin” os amistosos viraram “jogos-treinos” e não contam mais para estatísticas. Isso porque, os times jogam apenas de coletes – a maioria sem números -, os árbitros geralmente são auxiliares ou preparadores físicos (são raras as exceções – em Limeira são árbitros) e não tem limite de substituição.

Se levarmos em conta esses amistosos do passado, considerados como encontros oficiais, Silas, que jogou na Inter de 1985 a 1990, vai para 254 jogos. Marcos Passarinho, que atuou de 1977 a 1986, pularia para 205 jogos. Já Carlinhos Biagioli, que vestiu a camisa 1 da Veterana de 1975 a 1977, saltaria para 143 jogos, abrindo 31 jogos de Rafael Pin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Cópia proibida